proteínas

Como saber o percentual de massa magra? E de gordura?

Descobrir qual é o seu percentual de massa magra e de gordura pode ajudá-lo a alcançar as suas metas de saúde, de emagrecimento ou de hipertrofia mais rapidamente. 

Embora não seja tão difícil assim calcular em casa, essa é uma tarefa para médicos, educadores físicos e nutricionistas, pois leva em consideração vários fatores como peso, altura, estilo de vida, sexo e idade, por exemplo. Além disso, o cálculo pode ser feito por meio de diferentes fórmulas que exigem conhecimento especializado e interpretações precisas. Entenda a seguir como pode ser feito.

Calculando o percentual de massa magra em casa

Você pode descobrir o seu percentual de massa magra e de gordura em casa, aplicando uma fórmula simples. Todavia, esse não é o método mais recomendado, pois é baseado apenas na altura e no peso. Ou seja, não leva em consideração a idade tampouco o estilo de vida. Contudo, ainda assim, te oferece uma estimativa do seu percentual de massa magra, o que pode ser bem interessante se você está buscando suplementos com proteína para ganhar hipertrofia. Entenda:

  • Homens: massa magra = (0.32810 × P) + (0.33929 × A) − 29.5336;
  • Mulheres: massa magra = (0.29569 × P) + (0.41813 × A) − 43.2933.

Dobras cutâneas

Esse método geralmente é utilizado por médicos, educadores físicos e nutricionistas e consiste em calcular o percentual de gordura corporal da pessoa com o auxílio de um equipamento chamado adipômetro. 

Nesse processo, são analisadas 7 partes do corpo do indivíduo, como dobra abdominal, coxa, tricipital, peitoral, subescapular; axilar e supra ilíaca. 

Balança de bioimpedância

Outra forma de medir o índice de gordura corporal e massa magra é com o auxílio da tecnologia. A balança de bioimpedância é uma balança que contém vários sensores que quando acionados pelas solas dos pés emitem uma eletricidade leve no corpo para calcular a gordura e a massa muscular. O cálculo é possível porque a gordura e a massa magra  já que eles conduzem a eletricidade de formas diferentes. 

Como diminuir a gordura corporal e aumentar a massa magra?

Uma das melhores maneiras de diminuir a gordura corporal e aumentar a massa magra é praticar exercícios físicos adequados regularmente. Atividades físicas como musculação, spinning, jump, ciclismo entre outras de alta intensidade ajudam a perder peso e favorecem a formação de músculos.

Além disso, é preciso investir em uma dieta equilibrada, rica em proteínas e com controle de carboidratos e de gorduras. E não se deve esquecer de hidratar bem o organismo, já que a água regula o metabolismo e favorece a queima calórica.

Uma dúvida muito comum entre todos aqueles que estão querendo ganhar massa muscular é para que serve a proteína. Será que ela é realmente importante nesse processo? Ou tudo não passa de um mito? As proteínas participam da construção e manutenção muscular, oferecem mais energia durante os treinos e agilizam a recuperação de músculos e tecidos após atividades de alta intensidade.

Precisando de suplementos com proteína para melhorar o desempenho nos treinos, evitar a fadiga e otimizar o ganho de músculos? Na K.FIT Nutrition você encontra suplementos nutricionais de grandes marcas do mercado com preços acessíveis, entrega ágil e facilidade de pagamento. Vem conferir!

Tags: No tags

843 Responses