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Conheça os alimentos de origem vegetal rico em proteínas

Se você é praticante de atividades físicas ou tem um estilo de vida saudável, certamente já sabe que a carne vermelha, o frango, o ovo e o leite são alimentos ricos em proteínas. De origem animal, esses alimentos contribuem para a regulação do metabolismo e dos hormônios, ajudam na recuperação muscular pós-treino e oferecem diversos outros benefícios ao organismo.

Todavia, caso você tenha uma alimentação vegana ou vegetariana, precisa encontrar substitutos para esses alimentos, de forma a manter o seu estilo de vida sem prejudicar a saúde. Felizmente, vários alimentos de origem vegetal são ricos em proteínas e são excelentes alternativas à porção de carne nas refeições. Confira!

Para que serve proteína?

As proteínas são aminoácidos essenciais que participam de processos importantes no organismo. Elas participam da construção de músculos e tecidos, fortalecem o sistema imunológico, regulam a produção de hormônios, participam de reações químicas e promovem saciedade durante a alimentação.

Para atletas e praticantes de atividades físicas, o nutriente melhora o desempenho nos treinos e ajuda na recuperação muscular. Sendo assim, é muito importante que seja inserido no cardápio diário, complementando uma dieta saudável e nutritiva. 

E mesmo quem tem uma alimentação vegetariana ou vegana deve consumir proteína para manter o bom funcionamento do organismo. Nesse caso, no entanto, é preciso encontrar bons substitutos para as proteínas de origem animal. Na sequência, listamos alguns vegetais proteicos para você inserir na dieta!

Grão-de-bico

Uma porção de 100 g de grão-de-bico contém 21,2 g de proteínas. Além dos aminoácidos essenciais, o grão também é rico em fósforo, ferro, manganês e fibras.

Lentilhas

Outra fonte de proteínas vegetais é a lentilha. Apenas 100 g de lentilhas cozidas oferecem 7,3 g de proteínas, o que é uma quantidade excelente. Apesar disso, a quantidade de metionina é bem baixa, mas assim como o grão-de-bico, possui ácido fólico, ferro e manganês.

Soja

Uma concha de soja (aproximadamente 65 g) contém 11,4 g de proteínas. Mas não apenas isso. A soja também é excelente fonte de isoflavonas, ômega 3 e fibras.

Arroz integral e feijão

A dupla preferida dos brasileiros também é fonte vegetal de proteínas. Apenas 100 g de arroz fornecem 2,6 g de proteínas ao organismo, ao passo que 100 g de feijão fornecem 6,6 g do nutriente. Além disso, ambos alimentos são fontes de fibras, vitaminas do complexo B, ferro e zinco.

Amendoim

Apesar de não constituir uma refeição principal, já que o amendoim é muito consumido como petisco, o grão é rico em proteínas. Em apenas 30 g do alimento temos 8,26 g do nutriente. Contudo, é preciso consumi-lo com moderação, já que possui alto teor calórico.

Aveia

A aveia é um cereal que também possui boas quantidades de proteínas por porção. Em apenas 30 g de aveia temos 4,17 g de proteínas. Além disso, temos também boas quantidades de fibras, fósforo, zinco e magnésio.

Suplementos nutricionais com proteínas

Outra forma de garantir a ingestão diária de proteínas é através da suplementação. Em cápsulas ou em pó, os suplementos nutricionais complementam a alimentação de forma prática e efetiva. Para saber como tomar a proteína nesse caso, é necessário pedir a orientação de um nutricionista para obter uma dosagem adequada para as suas necessidades.

Agora que você já sabe para que serve proteína e como tomar, que tal dar uma espiadinha nos suplementos proteicos que a K.FIT Nutrition separou para você? Suplementos das melhores marcas do mercado com preços que cabem no seu bolso você encontra aqui! Vem ver!

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