pré-treino

Como calcular calorias e descobrir meu peso ideal?

Seja qual for o seu objetivo, emagrecer, ganhar massa muscular ou cuidar da saúde, é muito importante descobrir qual é o seu peso ideal e aprender a calcular quantas calorias você deve ingerir diariamente. Dessa forma, você garante o bom funcionamento do organismo, alcança seus objetivos, e ainda reduz o risco de desenvolver várias doenças associadas à desnutrição ou obesidade.

O peso ideal é uma avaliação que ajuda a pessoa a compreender se ela está abaixo ou acima do peso para que a partir disso possa adotar estratégias para emagrecer, conquistar uma hipertrofia mais rápida ou então, cuidar da rotina alimentar para manter o mesmo peso. Para descobrir o peso ideal, nutricionistas, educadores físicos e profissionais especializados levam em consideração fatores como sexo, idade, altura e estilo de vida.

Como calcular calorias e descobrir o peso ideal?

Essa é uma dúvida muito comum entre todos aqueles que estão buscando emagrecer ou ganhar massa muscular, já que o cálculo contribui para ambos os objetivos. Quem faz uso de suplemento pré-treino, por exemplo, essa é uma informação muito relevante, pois ajuda a chegar na dosagem ideal do produto para obter mais força, resistência e menos fadiga durante os treinos.

IMC

O cálculo do peso ideal comumente é feito de acordo com o IMC (Índice de Massa Corporal). O indicador é adotado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para diagnosticar desnutrição, baixo peso, sobrepeso e obesidade. 

Para calcular, basta dividir o peso em kg pela altura em metros. Geralmente o IMC normal para um adulto fica na média de 18,50 e 24,99 kg/m². Em outras palavras, isso significa que abaixo disso seria considerado baixo peso e acima, sobrepeso ou obesidade grau 1, 2 ou 3.

Taxa metabólica basal

Já a taxa metabólica basal é o quanto o organismo gasta para realizar as suas funções vitais. O cálculo é diferente para homens e mulheres, conforme as fórmulas que listamos a seguir:

  • Homens: 66 + (13,7 x peso) + (5,0 x altura em cm) – (6,8 x idade). 
  • Mulheres: 665 (9,6 x peso) + (1,8 x altura em cm) – (4,7 x idade).

O resultado de ambas as fórmulas é a taxa metabólica basal.

Fator de atividade física

Para chegar à conclusão do quanto você deve ingerir de calorias diariamente para emagrecer ou fazer um pré-treino adequado objetivando o ganho de massa muscular, é preciso multiplicar a taxa metabólica basal pelo fator de atividade física. Este, por sua vez, diz respeito ao seu gasto de energia diário e possui várias classificações, conforme as atividades rotineiras:

  • Leve (fator de atividade 1,55): atividades como ler livros, assistir televisão, cozinhar, cuidar de crianças, lavar louças, trabalhar sentado e caminhar até 1 hora por dia.
  • Moderada (fator de atividade 1,84): atividades como natação, musculação, corrida, ciclismo e natação (não profissional), dança, trabalho em construção civil, entregador de correspondências e produtos leves, entre outros. Para quem está em busca de fazer um melhor pré-treino de musculação, esse é o fator de atividade ideal.
  • Intensas (fator de atividade entre 1,9 e 2,2): inclui atividades como natação e corrida (profissionais), meia maratona, subir escadas várias vezes ao dia, 1 hora de spinning, jump e ginástica localizada.

Por fim, para descobrir quantas calorias você precisa ingerir diariamente, basta pegar a taxa metabólica basal e multiplicar pelo fator de atividade física que mais se enquadre no seu estilo de vida.

Agora que você já aprendeu como calcular calorias e como descobrir o seu peso ideal, que tal conhecer os suplementos nutricionais que a K.FIT separou para você? Em nosso site você encontra suplemento pré-treino, para emagrecer, para melhorar a saúde intestinal e vários outros, todos de qualidade e com os melhores preços. Vem conferir!

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