Suplementação em crianças

SUPLEMENTAÇÃO INFANTIL: O que você precisa saber

As crianças representam um grupo de grande vulnerabilidade para deficiências de macro e micronutrientes, em consequência do rápido crescimento e desenvolvimento. Muitas crianças se negam a ingerir alimentos saudáveis e para suprir a necessidade nutricional, os pais acabam recorrendo à suplementação para crianças.

Assim, dependendo da dieta efetivamente ingerida, de seu ritmo de crescimento e de suas atividades, pode haver necessidade de suplementação.

Qual é a importância da suplementação para as crianças?

A suplementação para crianças se torna fundamental quando se trata de uma criança que não se alimenta bem. Como resultado, elas deixam de ingerir nutrientes essenciais para que o seu crescimento seja saudável.

A falta da nutrição adequada pode resultar em:

  • Problemas no crescimento.
  • Falta de energia para realizar as tarefas do cotidiano.
  • Falta de atenção, especialmente na escola.
  • Problemas no desenvolvimento cognitivo.
  • Cabelos fracos e quebradiços.
  • Dificuldades de cicatrização.
  • Baixa imunidade.
  • Fraqueza muscular.
  • Aumento das doenças crônicas.

O que diferencia um suplemento alimentar infantil

O suplemento infantil não precisa ser uma cápsula enorme e pouco atraente para as crianças. Sabores e formas atrativas podem caracterizar os suplementos infantis. Gominhas coloridas podem fornecer a dose diária de vitaminas como a C ou D, bem como um polivitamínico pode vir na forma de suco para fornecer as vitaminas e minerais tão importantes para o aprendizado. 

E o melhor é que hoje já encontramos estes produtos de forma bem natural, sem açúcar, sem corantes ou aromas artificiais, e com muito sabor sempre com o intuito de facilitar a ingestão e aceitação. 

Dicas para escolher um bom suplemento para crianças

Atenção à lista de ingredientes 

Para que haja somente benefícios para as crianças, os pais devem ficar atentos aos ingredientes dos suplementos que elas irão consumir. Isso porque, se o produto contiver açúcar, adoçantes artificiais e/ou corantes artificiais este produto não é recomendado.

Quantidade e concentração de nutrientes

Considerando a necessidade de nutrir, um suplemento alimentar infantil ideal deve conter concentrações apropriadas de seus nutrientes de acordo com a demanda da criança.

Benefícios de alguns suplementos para as crianças:

Ômega 3

Nossa dieta atual contém relativamente pouco ômega 3, o que parece ter um efeito negativo sobre as crianças quando se trata de aprendizagem, alfabetização e atenção. Crianças suplementadas com ômega 3 demonstram melhora na capacidade de leitura e concentração.

Há atualmente opções de suplemento na forma líquida que, com a adição de aromatizantes naturais, apresenta um sabor suavizado, melhorando sua palatabilidade. 

Vitamina C

Por se exporem mais ao ambiente externo, as crianças estão mais suscetíveis a contrair gripes e resfriados, o que reforça a importância da manutenção de níveis adequados da vitamina C no organismo. A vitamina C também é importante para a produção de colágeno, que é muito exigida devido aos ferimentos comuns na infância, além de atuar no controle de processos inflamatórios.

Temos opções em gomas com formatos lúdicos, com cores, aromas e sabores variados para a suplementação de vitamina C em crianças contornando a dificuldade das crianças em engolir comprimidos.

Vitamina D

Ao auxiliar na absorção de cálcio, a vitamina D está relacionada ao desenvolvimento e à manutenção da saúde óssea. A deficiência dessa vitamina na infância pode causar retardo do crescimento, anormalidades ósseas e aumento do risco de fraturas.. Estudos indicam também que ela auxilia na redução do risco de obesidade e diabetes, além de aumentar a imunidade das crianças. 

 No caso das crianças, além da rejeição à vários alimentos fontes, esta vitamina depende da exposição solar dificultando assim sua absorção..A vitamina D pode ser encontrada na forma de gomas que é um atrativo para as crianças.

Polivitamínicos

A ingestão de alimentos ricos em micronutrientes (vitaminas e minerais) é imprescindível para o desenvolvimento físico, psíquico e imunológico. Porém, muitas vezes as crianças têm uma baixa ingestão de bons nutrientes, seja por não aceitar diversas texturas e sabores dos alimentos ricos em vitaminas e minerais, ou pela dificuldade em fazer todas as refeições.

Para escolher suplementos multivitamínicos para crianças, é importante estar atento à concentração de nutrientes e de preferência que os suplementos venham com vitaminas ativas, as quais já estão prontas para serem absorvidas.

Mais uma vez, as crianças têm a opção de deixar de lado as cápsulas e ingerirem seus suplementos em uma forma mais atraente. Há opções de polivitamínico bem saborosos e  sem açúcar e outros ingredientes indesejados. 

Quando utilizados de forma correta, e com a orientação de um especialista, as respostas do organismo tendem a ser bastante satisfatórias com esses produtos. Mas atenção: Apesar de todos os benefícios, a suplementação só deve ser indicada pelo profissional capacitado após uma detalhada avaliação nutricional.

Escrito por Tatiane Trevilato
Nutricionista graduada pela USP Ribeirão Preto
CRN3- 26450
Atendimento Materno-infantil, Emagrecimento, Especialização em Diabetes e Hipertensão.

2.777 Responses