Neutral Beige Instagram Stories Your Story New Post Cosmetic Makeup Powder Aesthetic Minimalist Announcement

Glutamina e o intestino – Para que serve e benefícios

A Glutamina é um aminoácido que é naturalmente produzido pelo nosso organismo, caracterizando-se como um aminoácido não essencial.

Como a glutamina ajuda a fortalecer a imunidade?

A glutamina é de importância vital para o nosso intestino, porque ela é a responsável por cuidar da integridade da função do intestino delgado, mediando a proliferação de células, a apoptose (morte das células) e a função imune do intestino.

Você sabia que é o seu intestino que realiza a absorção de nutrientes?

Se o funcionamento do seu intestino não está legal, seu organismo não irá conseguir absorver os nutrientes de forma adequada, levando a prejuízos no bom funcionamento do organismo, deficiência de vitaminas e minerais e baixa imunidade.

Para quem a suplementação de glutamina é indicada?

A suplementação de glutamina é indicada para pacientes internados em hospitais, que passam por longos períodos em jejum e perdem os vilos do intestino delgado. O que são esses vilos? As vilosidades do intestino são como “pelinhos” em volta das células intestinais, ajudando o intestino a absorver os nutrientes. Pessoas que consomem muitos produtos alérgenos, ou seja, que têm potencial de levar a alergias e inflamações, como açúcar refinado, trigo (que possui o glúten, que é uma proteína não digerida por celíacos) e alimentos ultraprocessados podem causar separação entre as células intestinais, ocasionando uma permeabilidade intestinal. Esse permeabilidade também prejudica a absorção adequada de nutrientes e pode levar a casos de subnutrição e até mesmo desnutrição.

Desmistificando a suplementação de glutamina

A glutamina ainda hoje é vista como um suplemento que aumenta a imunidade. Mas será que é mesmo? Não há indícios de que a glutamina possa aumentar a imunidade em pessoas saudáveis. Em pessoas enfermas a suplementação de glutamina pode fazer um efeito maior, já que a glutamina pode favorecer a síntese de glutationa, uma das mais importantes moléculas antioxidantes que nosso corpo produz. A glutamina também auxilia na melhora da absorção de nutrientes, já que faz a manutenção das vilosidades intestinais, atuando indiretamente no aumento da imunidade.

Considerações finais

A glutamina é um ótimo suplemento para a manutenção das células intestinais. Se você apresenta algum tipo de problema intestinal, consulte seu médico e também seu nutricionista para analisar a necessidade de suplementação e também adequar sua alimentação. Seja crítico quando ler sobre os benefícios da glutamina (ela não é capaz de aumentar a imunidade em pessoas saudáveis) e cuide do seu intestino!

Gostou dessa matéria? Ficou alguma dúvida sobre a glutamina? Comente aqui embaixo!
Até a próxima!

75 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *