NOOTRÓPICOS (1)

Como aumentar seu foco através dos suplementos?

Trabalho, tarefas do dia a dia, preocupações, stress. São muitas as coisas que podem nos tirar o foco, não é mesmo?
Manter uma rotina de exercícios físicos mesmo com todos essas variantes pode ser difícil, e consequentemente pode afetar muito nossa performance.

Você sabia que existem suplementos que podem te ajudar a melhorar sua concentração durante o treino e ter um ótimo desempenho? Continue com a gente e saiba mais sobre!

A importância do sono

Dormir bem é fundamental para que nosso corpo passe pelo processo de recuperação. É durante o sono que os vários sistemas fisiológicos do nosso organismo, que foram estressados durante todo o dia e principalmente durante o exercício físico, se renovam. Entre esses sistemas, está o sistema nervoso! A recuperação deste sistema é primordial para se ter um bom foco no dia seguinte, tanto na prática de exercícios físicos quanto em outras atividades do dia.
Por isso, não ter uma noite de sono adequada pode interferir diretamente na capacidade de manter o foco e a concentração.

Para dormir bem, você pode seguir essas dicas:

  • Evitar telas azuis uma hora antes de ir dormir (como as da TV, notebooks e celulares)
  • Deixar o ambiente preparado para a hora de dormir, como luzes mais fracas, ambiente silencioso
  • Fazer coisas que sejam relaxantes para você, como ler um livro, escutar uma boa música

Por que é importante estar focado durante o exercício?

Antes de mais nada, achamos importante que você saiba o impacto que manter o foco e concentração tem sobre o seu treino. Quando treinamos sem foco, é fácil cedermos à distrações como mexer no celular durante o treino. Mas calma, não estamos dizendo que você não pode dar uma olhadinha nas suas redes sociais nos intervalos de descanso! Isso pode se tornar prejudicial quando passa a acontecer também durante o treino, afetando o seu desempenho: você faz os exercícios sem motivação, acaba não fazendo o treino completo e também tem dificuldade em desenvolver sua percepção corporal. Isso pode virar uma bola de neve, e cada vez mais a prática de exercícios físicos pode se tornar chata e menos atrativa.

Como ter mais foco?

Para ter mais foco no treino, você pode seguir algumas sugestões:

  • Colocar sua roupa de treino antes de chegar na academia ou espaço onde você faz os exercícios físicos
  • Colocar uma playlist animada no caminho (se quiser conferir nossa playlist basta clicar aqui)
  • Durante o treino, escutar música também ajuda muito! Músicas com um beat crescente, ou seja, que o ritmo vai aumentando, também estimulam o cérebro a seguir uma cadência de movimentos

O que comer para ter foco?

A comida impacta nosso cérebro e cognição. Isso significa que os alimentos que comemos tem a capacidade de melhorar ou piorar nossa capacidade cognitiva. Quais alimentos atuam na promoção de foco e maior concentração? Os alimentos ricos em gorduras boas são as grandes estrelas nesse quesito. Peixes, abacate e castanhas são ricos em ômega 3, que atuam como neuroprotetores e melhoram o desempenho do cérebro. Se a alimentação durante o dia incluir esses alimentos, será mais fácil manter o foco no momento do treino e também em outros momentos, como no trabalho e nos estudos.

Quais suplementos ajudam a manter o foco?

O principal suplemento para dar energia, foco e concentração nos treinos é o pré-treino. Estes suplementos são compostos por ingredientes que atuam de forma sinérgica, ou seja, cada ingrediente tem uma interação com os demais que intensifica os efeitos um do outro. Geralmente esses ingredientes são a cafeína, a taurina, a beta-alanina, a arginina, carboidratos como a palatinose, entre outros. O pré-treino conta com estimulantes do nosso sistema nervoso, fornecendo aquele gás para o seu treino!

A cafeína também é um suplemento que pode ser utilizado isoladamente. Ele atua como estimulante, auxiliando no aumento do foco e concentração e consequentemente no aumento de força e resistência muscular, já que a pessoa está focada e consegue seguir de forma mais regular seu planejamento, e assim gera resultados mais rápidos e visíveis.

O MCT ou TCM (Triglicerídeos de Cadeia Média) é outro suplemento que possui função cognitiva e também é fonte de energia para o treino. Ele é muito utilizado por pessoas adeptas da dieta cetogênica, onde a ingestão de carboidratos é bem reduzida. Os corpos cetônicos produzidos a partir da suplementação de TCM representam uma via alternativa de formação de energia para as células neurais, promovendo melhor foco, atenção e memória.

Considerações finais

Nesta matéria, explicamos a importância de ter foco, como adquirir e melhorá-lo através da alimentação e dos suplementos, e várias dicas para conseguir se manter concentrado e manter uma rotina de exercícios consistente e de boa execução! Consulte seu nutricionista para adequar sua alimentação e indicar os melhores suplementos. Queremos ver você arrasando nos treinos, hein?!

Se essa matéria te ajudou, se tem dúvidas, comente aqui! Queremos saber o que você achou!
Até a próxima!

Tags: No tags

28 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *