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Saiba mais sobre o Metabolismo

Muito se fala sobre metabolismo lento, metabolismo acelerado, dificuldades em emagrecer ou engordar por culpa do metabolismo… mas como de fato ele funciona? O que influencia no seu desempenho? Continue a leitura que a gente te explica!

O que é Metabolismo?

O metabolismo é definido pelo conjunto de reações químicas que ocorrem no nosso organismo. 

A TMB (Taxa Metabólica Basal) é a quantidade mínima de calorias que nosso organismo gasta para realizar todos os processos vitais, como respiração, batimentos cardíacos, digestão, entre outros. 

Pelo menos 50% do nosso metabolismo é determinado pela nossa genética. A outra metade será determinada por nossos hábitos alimentares, prática de atividades físicas, sexo, idade e outros fatores. 

Existem dois tipos de reações que ocorrem no nosso organismo: a reação de catabolismo e a de anabolismo.

Reação de catabolismo

É caracterizada como uma reação de degradação, ou seja, onde moléculas maiores são quebradas em moléculas menores, facilitando o uso destas moléculas menores em várias reações químicas do nosso organismo. Um exemplo de reação de catabolismo é quando ingerimos um alimento que é rico em proteína. No nosso intestino, a proteína sofre a ação de enzimas como a peptidase, que quebra as ligações peptídicas das proteínas, deixando os aminoácidos livres para serem utilizados pelo organismo.

Reação de anabolismo

A de anabolismo se caracteriza por uma reação de síntese, em que moléculas menores são transformadas em moléculas maiores, formando substâncias mais complexas que serão usadas em outras reações do organismo. 

Para exemplificar uma reação de anabolismo, podemos imaginar o processo inverso ao catabolismo: a síntese de proteínas a partir dos aminoácidos. Pensamos nesta reação principalmente quando queremos ganhar massa muscular, pois a síntese proteica é um fator fundamental para a hipertrofia.

Enquanto no catabolismo há produção de energia (quebra de ligações, geração de energia em forma de ATP), no anabolismo há consumo de energia. Por isso o equilíbrio entre os dois processos é fundamental para manter a homeostase.

Fatores que interferem no metabolismo

Aumentar a massa muscular faz com que nosso metabolismo acelere e funcione de forma mais eficaz. Existe uma relação diretamente proporcional entre TMB e quantidade de massa muscular. Isto ocorre porque quanto mais tecidos musculares ativos temos, maior será o gasto energético do nosso corpo para mantê-lo.

Quantidade de massa muscular = TMB

Quantidade de massa muscular = TMB

Hormônios também também influenciam no funcionamento do nosso organismo, principalmente o cortisol e os hormônios secretados pela glândula tireoide. 

O déficit de vitaminas e minerais também influencia no funcionamento do metabolismo, por isso se faz muito importante a alimentação saudável e adequada para cada pessoa.

Os alimentos demandam energia para serem digeridos, e possuem efeito termogênico, já que a partir deles nosso corpo produz energia. Embora a termogênese dos alimentos corresponda a pouco menos de 10% do nosso metabolismo, se faz muito importante para sua regulação e bom funcionamento.

Riscos do emagrecimento rápido

Exames dos corações de 17 pacientes que morreram após se submeterem a grande redução de peso (mais de 30% do peso inicial) revelaram redução da massa muscular cardíaca e atrofia das fibras musculares desse órgão, de acordo com estudo. Essas pessoas se submeteram a VLCD (Very Low Calories Diets), por dois a oito meses. Assim, não restam dúvidas de que restrições energéticas alteram a massa magra, sendo esses efeitos mais intensos quanto maior for o déficit calórico e mais prolongado for o período de tempo de restrição pelo qual o indivíduo foi submetido. Diante disso, é importantíssimo que a pessoa acima do peso e que busca emagrecer tenha acompanhamento médico e nutricional, além de praticar atividades físicas adequadas. Os exercícios físicos resistidos, como musculação, ajudam na perda de peso sem perda de massa muscular, pelo contrário, eles ajudam a aumentar a massa muscular. Como dito mais acima, quanto mais massa muscular temos mais energia nosso corpo gasta, por isso esse tipo de atividade pode auxiliar na perda de gordura, fazendo com que nosso metabolismo trabalhe a favor de nossos objetivos.

Como vimos até aqui, nem sempre a culpa é toda do metabolismo, né? Existem sim algumas desordens metabólicas que alteram o funcionamento do nosso organismo, como o hipertireoidismo, o hipotireoidismo, entre outros. Mas muitas das vezes repensando nossos hábitos conseguimos ver resultados! 

O que você achou dessa matéria? Gostou de saber mais sobre o metabolismo? Conta pra gente aqui nos comentários!

Escrito por Milena Ferreira

Fontes:

http://drafernandagomesdemelo.com.br/blog/entenda-de-vez-o-que-e-o-metabolismo-e-como-funciona-o-acumulo-de-gordura-no-corpo/#:~:text=Metabolismo%20%C3%A9%20o%20conjunto%20de,no%20interior%20dos%20organismos%20vivos.&text=O%20metabolismo%20%C3%A9%20normalmente%20dividido,catabolismo%20(rea%C3%A7%C3%B5es%20de%20degrada%C3%A7%C3%A3o). Acesso em 17/12/2021.

https://www.todamateria.com.br/anabolismo-e-catabolismo/#:~:text=Exemplos,prote%C3%ADnas%20a%20partir%20dos%20amino%C3%A1cidos.&text=Desse%20modo%2C%20o%20organismo%20recebe,o%20organismo%20realiza%20o%20catabolismo. Acesso em 17/12/2021.

https://www.todamateria.com.br/metabolismo/ Acesso em 17/12/2021.

https://correiodoestado.com.br/correio-b/alimentacao-saudavel-bracelera-o-metabolismo/346164 Acesso em 17/12/2021.

http://citrus.uspnet.usp.br/eef/uploads/arquivo/v15%20n2%20artigo2.pdf Acesso em 17/12/2021.

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