Como saber se seu suplemento é de qualidade?

Como saber se seu suplemento é de qualidade?

15 de junho de 2021 2121 Por kfit_admin

Você sabe a qualidade dos produtos que você consome? Na hora de adquirir produtos, costumamos focar na qualidade deles, como roupas, automóveis, móveis, mas acabamos deixando de lado essa mesma procura por qualidade quando falamos em suplementos alimentares. Sendo assim, como podemos atestar essa qualidade? Será que existe algum indicador que nos auxilie nessa escolha? Continue lendo para conhecer os selos de verificação de alguns suplementos e garantir uma boa escolha na sua próxima compra!

IFOS (International Fish Oil Standards)

O IFOS (International Fish Oil Standards) é uma certificação internacional de qualidade e transparência criada pela empresa canadense Nutrasource. O IFOS avalia o conteúdo do ingrediente ativo, os contaminantes e a estabilidade do ômega 3. Assim, é possível verificar se os produtos realmente contêm a quantidade correta e tipos específicos de ômega 3 (EPA, DHA e ALA) conforme o rótulo; assegurar que os produtos contém níveis seguros de substâncias prejudiciais, como os metais pesados (cádmio, o chumbo, o mercúrio e o arsênico), que se forem altos podem causar problemas cardiovasculares, respiratórios, digestivos e reprodutivos, além de afetar o sistema nervoso; e se os produtos são frescos, com base no nível de oxidação, ou seja, se estragam facilmente, avaliando assim seu nível de estabilidade, devido ao fato do óleo ser propenso à oxidação principalmente em ambientes mais úmidos e temperaturas altas.

Selo PURE AMINO ACID – Ajinomoto Co.

A Ajinomoto Co. é referência mundial quando o tema é aminoácidos. O selo criado por eles, a PURE AMINO ACID, identifica os produtos como altamente confiáveis, puros e eficazes, visto que obedecem um elevado padrão de qualidade.

Esse elevado padrão é sustentado por 4 pilares:

– origem 100% não animal – A Ajinomoto Co. foi pioneira no desenvolvimento da tecnologia de fermentação de fontes vegetais em escala industrial, garantindo um produto de qualidade inquestionável e livre de substâncias de fonte animal 

– elevado grau de pureza – o grau de pureza das glutaminas é comprovado por testes de laboratório e pelos próprios consumidores, que percebem o odor e sabor mais suaves e puros dos produtos que têm o selo Ajinomoto. Co.

– qualidade consistente de lote a lote – seguem o exclusivo padrão de qualidade ASQUA (Ajinomoto System of Quality Assurance), que garante a consistência dos produtos.

– rastreabilidade total – conseguimos saber todo o percurso, desde a origem da matéria-prima até o produto final, todas as etapas de produção.

Creapure

A creatina Creapure foi criada pela alemã AlzChem Trostberg GmbH. A Creapure é obtida completamente por síntese química. Os materiais crus ou intermediários não são de origem animal nem vegetal, portanto não apresentam traços de nenhum desses produtos, enquadrando-se como um produto vegano. Além disso, ela é produzida seguindo as normas da alimentação judaica e muçulmana, tendo certificação Kosher e Halal.

Creapure está na Cologne List e é testado regularmente para detectar possíveis substâncias proibidas. Assim, evita-se o doping involuntário por atletas.

Na sua produção, há um sistema de gerenciamento conhecido como HACCP (análise de riscos e pontos de controles críticos), amplamente utilizada para identificar, avaliar e controlar os riscos à saúde na produção de alimentos.

A produção do Creapure é certificada pela IFS FOOD, um padrão de qualidade reconhecido pela “Global Food Safety Initiative”.

A cadeia de produção da Creapure é fechada para produtos ultrapuros, reduzindo a praticamente zero a contaminação cruzada. 

A quebra da creatina durante a fabricação ou armazenamento pode acarretar na produção de creatinina, uma substância que não se faz perigosa nas quantidades encontradas em creatinas que não são Creapure, mas não oferece benefícios no desempenho e indicam uma fabricação mal feita. A creatina Creapure mantém níveis mínimos de creatinina, abaixo de 1%, além de não conter contaminantes como esteroides, drogas recreativas e outras substâncias, colocadas de forma deliberada ou involuntária, muitas vezes detectadas em creatinas que não são Creapure

A creatina que contém o selo Creapure demonstra uma garantia de pureza do produto e a segurança dos processos. Todos os lotes são analiticamente controlados antes de serem enviados. 

Tendo em vista esses processos rígidos de controle de qualidade e os cuidados com os processos de fabricação para que se alcance o nível máximo de pureza do suplemento, faz-se válido a análise dos suplementos que tenham esses selos de certificação, pois assim podemos ter a certeza de que estamos adquirindo suplementos seguros para consumo, puros e de alta qualidade.

Fontes:

https://www.creapure.com/pt/creapure/o-que-e-creapure

https://www.creapure.com/pt/creapure/como-o-creapure-e-fabricado

https://www.creapure.com/pt/creapure/como-sao-garantidas-qualidade-e-pureza-de-creapure

https://certifications.nutrasource.ca/quality-concerns/omega-3-quality-concerns

https://certifications.nutrasource.ca/quality-concerns/omega-3-quality-concerns/contaminants

https://certifications.nutrasource.ca/quality-concerns/omega-3-quality-concerns/stability

https://essentia.com.br/conteudos/omega-3-x-ifos-a-importancia-de-um-selo-internacional-de-qualidade/

https://www.pureaminoacids.com.br/