Nootrópicos – O Combustível Para o Cérebro

Nootrópicos – O Combustível Para o Cérebro

15 de março de 2021 1686 Por kfit_admin

Nootrópicos

É um termo usado para descrever uma classe de compostos que atuam para melhorar a capacidade cerebral. São capazes de aumentar o foco, a atenção, a memória e o raciocínio. Podem ser utilizadas tanto por pessoas que possuem o diagnóstico de TDAH, depressão ou ansiedade como também por pessoas saudáveis que desejam melhorar sua performance intelectual, sua memória e também sua produtividade, seja no treino, no trabalho ou nos estudos. Inicialmente foram usadas com o intuito de restaurar algumas funções cognitivas e combater déficit de memória em idosos com doenças neurodegenerativas. Através dessa conduta terapêutica, esses fármacos tornaram-se populares entre jovens saudáveis, que os usam atualmente com o intuito de melhorar suas performances cognitivas.

A ação dos nootrópicos ocorre sobre os neurotransmissores – sinais químicos lançados no líquido extracelular que promovem a comunicação entre as células vizinhas, inibindo ou estimulando o neurônio receptor, de acordo com sua característica. Mais especificamente, essas substâncias atuam sobre os neurotransmissores relacionados a concentração, cognição e memória. Entre eles estão a acetilcolina, a noradrenalina e a dopamina.

Há dois tipos de nootrópicos: os que necessitam de uma prescrição médica para serem consumidos, como o Fenilpiracetam, o Ginkgo Biloba e o Noopept®, por exemplo. E os que dispensam receita médica, disponíveis no comércio como suplementos alimentares. Temos a Creatina, o DHA, a L-teanina (ou teanina) e a Passiflora (flor de maracujá).

A CREATINA:

É muito conhecida por melhorar o desempenho esportivo, mas recentemente foi reconhecida também por trazer benefícios cognitivos. Foram percebidas melhoras na fadiga mental, na memória e na atenção/foco. Esses benefícios se devem à melhora da ressíntese de ATP, que desempenha uma ação muito importante no combate ao excesso de radicais livres e à inflamação, atuando também como um neuroprotetor. Portanto, a suplementação de creatina vem ganhando espaço no que diz respeito à melhora da função cognitiva e à prevenção do déficit cognitivo decorrente do envelhecimento.

O DHA:

É um dos ácidos graxos que compõem o Ômega-3. Pesquisas apontam que a suplementação desse composto tem potencial para melhorar a memória e para atuar preventivamente contra transtornos psiquiátricos. Ainda um outro estudo indicou que suplementos de DHA podem melhorar significativamente o desempenho cognitivo de crianças.

A L-teanina:

É a forma como esse aminoácido é encontrado nas folhas de chá e em suplementos alimentares. Foi descoberto como parte da composição do chá-verde em 1949 e, desde então, vem sendo muito estudada. A teanina afeta os níveis de neurotransmissores como a GABA. Em combinação com a cafeína, tem um efeito sinérgico (aumenta o efeito) e pode melhorar o desempenho cognitivo, mais especificamente promovendo foco, estado de alerta e resistência cognitiva. A L-teanina tem efeitos positivos também no que diz respeito ao relaxamento da mente e do corpo, desempenho cognitivo, bem-estar emocional, qualidade do sono e prevenção de algumas doenças. O aminoácido age aumentando a produção de serotonina e dopamina no organismo – dois importantes neurotransmissores do cérebro, responsáveis pelas sensações de felicidade e bem-estar. Essa substância vem sendo amplamente estudada ainda por conta de outras ações, como seu poder antioxidante e sua capacidade de aumentar as ondas alfa cerebrais, o que permite a sensação de relaxamento sem o efeito colateral de sono.

A Passiflora:

(A Flor de Maracujá) É um composto natural que, de acordo com estudos menores, tem efeito calmante, diminuindo a ansiedade. Por diminuir a ansiedade, também auxilia no foco e concentração. Algumas pessoas a utilizam para tratar insônia, bem como neuralgia e sintomas de abstinência, causados pela pausa no consumo de opiáceos ou benzodiazepinas.

É importante definir seus objetivos com a ingestão de suplementos ou fármacos que contenham nootrópicos, pensando em que aspectos da cognição você deseja se concentrar e em como vai avaliar seus resultados.

E, acima de tudo, procure um profissional da saúde para orientá-lo a escolher o mais indicado para atender às suas necessidades.

FONTES:
Site Essentia Pharma – https://essentia.com.br/conteudos/nootropicos-drogas-da-inteligencia/
Material Equaliv – Suplementação de creatina: Efeitos ergogênicos e terapêuticos
Site Essential Nutrition – https://www.essentialnutrition.com.br/conteudos/suplementos-cerebro/
Site Ocean Drop – https://my.oceandrop.com.br/l-teanina-para-que-serve/