O Que é Whey Protein

O Que é Whey Protein

O que é whey protein?

O whey protein é a proteína mais utilizada ao redor do mundo como uma das fontes mais completas e saludáveis de aminoácidos essenciais, responsáveis pela formação de fibras musculares, além de terem alto valor biológico e serem usados em diversas outras estratégias, incluindo tratamento de pessoas hospitalizadas e em pós operatórios, controle de diabetes, hipertensão, doenças hepáticas e adjuvante nos tratamentos de câncer.
Se você pensou que whey protein é coisa de maromba, é melhor você se abrir pras novas informações.

Para que serve o whey protein?

Desde quando estudamos na escola sobre os alimentos, é sabido que as proteínas são as principais responsáveis pelo crescimento e construção muscular. O Whey Protein tem função idêntica ao alimento que ingerimos, só que de forma mais concentrada e efetiva.
Pelo seu alto valor biológico, pela sua composição completa de aminoácidos essenciais e as suas formas de apresentação e processamento da proteína, visando possibilitar a busca por objetivos diferentes, é recomendado pelos profissionais de nutrição e saúde para diversos fins.
Seu uso mais comum é na suplementação de atletas para ganho e recuperação de massa muscular.

Também é indicado para:

  • Melhoria da imunidade, auxiliando as células de defesa do corpo.
  • Dietas: estimula a produção de hormônios relacionados a digestão e saciedade.
  • Além de serem usadas em pós operatórios, no controle da diabetes, hipertensão, etc.

Quais os tipos de whey protein existentes?

O whey protein foi se diversificando ao longo dos anos para atender novas demandas.
É preciso saber, em primeiro lugar, que a digestão dele leva em cerca de 1h – 1h30m, dependendo do produto.
O primeiro whey protein existente no mercado foi o whey protein concentrado (WPC).

Whey Protein Concentrado :

Por passar por apenas uma filtragem, pode conter de 30 a 80% de proteína, sendo o outro percentual composto por minerais, carboidratos, gordura, lactose e caseína, fazendo com que sua digestão seja um pouco mais lenta que os outros dois tipos de whey protein. É o menos indicado para pessoas com intolerância a lactose.

Whey Protein Isolado:

O whey protein isolado (WPI) é a forma mais pura, já que isola a proteína do leite dos outros compostos existentes no concentrado, como a lactose, caseína e gordura. Tem absorção mais rápida e consegue extrair por volta de 90% de proteína.

Whey Protein Hidrolisado

O whey protein hidrolisado, como o nome já diz, passa por uma quebra chamada hidrólise com o intuito de facilitar a digestão e absorção da proteína. Tem a produção mais complexa dos 3 tipos de wheys, fazendo com que seja o tipo com valor geralmente mais alto no mercado.
Tem a absorção mais rápida e fácil para o organismo, tendo por consequência, o suprimento das necessidades do músculo e células atendidas com mais velocidade, diminuindo a taxa de catabolismo, por exemplo.

Importante Whey Protein :

Embora a maioria das marcas tenham em seu portfólio os três tipos de Whey Protein (WPC, WPI e WPH), é importante informar que todas elas atendem um padrão de nutrição ótimo para quem bsuca repor proteínas e estimular a síntese proteica. Associando corretamente a suplementação ao treino e a alimentação.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *